O anti-cheat da Riot Games causou diversas polêmicas desde seu lançamento, em especial com alegações sobre o quanto o programa era invasivo nos sistemas, deixando esposto a privacidade e segurança dos jogadores. Após algumas atualizações das políticas da Microsoft, podemos esperar o fim do Vanguard no League of Legends e outros jogos da Riot Games, ou no mínimo uma radical mudança no sistema do programa.
Como o Vanguard funciona
O anti-cheat opera em nível kernel, foi proposta pela Riot Games como uma possível solução para frear o aumento de cheaters e bots que League of Legends está sofrendo. Entretanto, membros da comunidade relataram diversas experiências negativas com o Vanguard, situações de travamentos, imcompatibilidade com outros games que não são da Riot, lentidão do sistema, entre outros problemas.
Outra questão é que para máquinas com uma configuração não compatível com o Vanguard, o usuário se encontra sem alternativa para jogar os games da Riot.
Vanguard vai ser removido?
Não podemos dizer com certeza que o Vanguard vai ser descontinuado, ou que é o fim do Vanguard no League of Legends, mas algo é certo, com certeza o programa vai passar por uma mudança radical em seu funcionamento.
O canal do youtube Low Level fez uma análise completa do Vanguard, explicando em detalhes o porquê do anti-cheat ser tão perigoso para a segurança dos computadores instalados. O vídeo pode ser conferido abaixo.
Mas pode ficar tranquilo caso tenha dificuldade com inglês, em linhas gerais, nos é explicado que pelo sistema de anti-cheat trabalhar em nível de kernel, o computador do usuário fica exposto a ser literalmente deixado inoperante em caso de uma invasão nos servidores da Riot. Na verdade, casos assim já aconteceram na história com programas que operavam em kernel, e pelo servidor da empresa ter sofrido uma invasão, milhares de usuário perderam o acesso a seus computadores.
Quando viram as mudanças?
A equipe que está trabalhando no Vanguard se comprometeu a fornecer as atualizações sobre o anti-cheat até o início do próximo ano, portanto podemos esperar com tranquilidade pois as mudanças ainda tardaram para chegarem no League of Legends. É preciso ter em mente que a Riot também precisa esperar os avanços da Microsoft para poder trabalhar.
Inscreva-se em nosso canal do Youtube e visite nossas páginas no Facebook, Instagram, Tiktok e Twich!